Segundo Goode afirma que "ciência é popularmente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemáticos, enquanto Ander diz que a "ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza".
FACHIN, Odila Fundamentos de metodologia - 4ª edição, pág. 14. São Paulo: editora Saraiva, 2003.
Segundo Trujillo "ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação".
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade, Metodologia científica - 3ª ed. - pág.22. São Paul: Atlas, 2000
Segundo Silvio Luis Oliveira afirma que "a ciência exige demonstrações,submete-se à comprovação, ao teste.Consiste no conhecimento causal e metódico dos fatos, dos acontecimentos e dos fenômenos. Estabelece a relação sujeito-conhecimento, colocando uns em relação aos outros de modo que é possível descobrir a uniformidade das suas causas e de seus efeitos".
OLIVEIRA,Silvio Luiz Tratado de Metodologia Científica:Projetos de pesquisas,TGI,TCC,monografias, dissertações e teses; revisão Maria Aparecida Bessana. São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2004.pág.71.
Segundo Eva,"O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo" (Trujillo, 1974:14).
Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991, p.17
Segundo Silvio Luiz de Oliveira afirma que "ciência é o conhecimento pelas causas reais e naturais comprovadas.O conhecimento científico é um sistema de conhecimentos metódicos sobre a natureza".
OLIVEIRA,Silvio Luiz Tratado de Metodologia Científica:Projetos de pesquisas,TGI,TCC,monografias,dissertações e teses;revisão Maria Aparecida Bessana.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2004,pág.71.
Segundo Galliano"ciência é o conhecimento racional, sistemático, exato e verificavel da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseada na metodologia ciêntifica. podemos então dizer que o conhecimento científico é racional,atém-se aos fatos, requer exatidão, clareza, é aberto e útil".
GALLIANO,A. Guillherme. O Metodo cientifico: Teoria e Prática. São Paulo.Herbra,1980.200p
Segundo Goode afirma que "ciência é popularmente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemáticos, enquanto Ander diz que a "ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza".
FACHIN, Odila Fundamentos de metodologia - 4ª edição, São Paulo: editora Saraiva, 2003.pág. 14.
Segundo Trujillo "ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação".
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade, Metodologia científica - 3ª ed. - São Paulo: Atlas, 2000.pág.22
segundo Ana merces ciência compoem-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim, podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência. dessa forma, o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Segundo Marilena, A ciência distingue-se do senso comum por que este é uma opnião baseada em hábitos, preconceitos , tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.
CHAUI,Marilena - Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo, Editora Àtica,2002.
Segundo a afirmação de Silvio Luiz, o Conhecimento Científico que vem de scientia-latim- e significa saber conhecimento. Saber uma coisa de modo absoluto que é saber a causa que o produziu e que a causa não poderia ser outra. Trata-se da retórica Aristotélica ou seja é um sistema de conhecimentos metódicos sobre a natureza.
SILVIO LUIZ DE OLIVEIRA Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses/ São Paulo-Pioneira Thomsom Learning, 2004.
Segundo Ana,a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade(objeto de estudo)expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa,com objeto limitado capaz de ser submetido a verificação.
Back,Ana Mercês Bahia Psicologia:uma introdução ao estudo de psicologia,Odair Furtado,Maria de Lourdes Trassi Teixeira. 13º edição reformulada e ampliada, pag. 17,São Paulo: Saraiva,2002.
Faculdade Montessoriano de Salvador Aluna Edineide Dias Curso Pedagogia Semestre 1º Data 26.02.08
Conceito:
Senso comum.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia,12º ed.São Paulo.ed. Atica , 2002 Págs.247 à 251.
É uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas.
Conhecimento cientifico.
É um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados em um pequeno numero de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias
Segundo BOCKER " A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esse conhecimento deve ser obtidos de amneira programada , sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade.
Segundo BOCKER " A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esse conhecimento deve ser obtidos de amneira programada , sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade.
Conforme Aritóteles afirma que Censo Científico-exige demonstração,submete-se á comprovação,ao teste.Consiste no conhecimento causal mtódico dos fatos,dos acontecimentos e dos fenômenos.Estabelece a relação sujeito-conhecimento,colocando uns em relação ao outros de modo que é possível descobrir uniformidade das sua cusas e de seus efeitos. ARISTOTÉLES.Introdução da Filosofia apender a pensar.Ed.Pedagogica.São Paulo,1973p.30
Segundo CHAUI,Mirinela afirma q "Sob quase todos os aspectos podemos dizer que o conhecimento cientifico opoe-se ponto por ponto as caracteristicas do senso comum".A ciÊncia distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos,preconceitos,tradiçoes métodicas e sistemáticas e na exigencias de que as teorias sejam internamente coerntes e digam a verdade sobre a realidade.A ciencia é um conhecimento que resulta de um trabalho racional.
Artigo escolhido pelo grupo para o trabalho sobre Gestao Educacional (Nathalia Paraiso,Daniele,Lucas)
"Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Maria Helena Michels Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação.
Artigo escolhido pelo grupo para o trabalho sobre Gestao Educacional (Nathalia Paraiso,Daniele,Lucas)
Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar
Marília Fonseca Pesquisadora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB) e professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU
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Segundo Goode afirma que "ciência é popularmente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemáticos, enquanto Ander diz que a "ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza".
FACHIN, Odila
Fundamentos de metodologia - 4ª edição, pág. 14. São Paulo: editora Saraiva, 2003.
Segundo Trujillo "ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação".
LAKATOS, Eva Maria,
MARCONI, Marina de Andrade,
Metodologia científica - 3ª ed. - pág.22. São Paul: Atlas, 2000
Segundo Silvio Luis Oliveira afirma que "a ciência exige demonstrações,submete-se à comprovação, ao teste.Consiste no conhecimento causal e metódico dos fatos, dos acontecimentos e dos fenômenos. Estabelece a relação sujeito-conhecimento, colocando uns em relação aos outros de modo que é possível descobrir a uniformidade das suas causas e de seus efeitos".
OLIVEIRA,Silvio Luiz
Tratado de Metodologia Científica:Projetos de pesquisas,TGI,TCC,monografias, dissertações e teses; revisão Maria Aparecida Bessana. São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2004.pág.71.
Segundo Eva,"O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo" (Trujillo, 1974:14).
Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991, p.17
Segundo Silvio Luiz de Oliveira afirma que "ciência é o conhecimento pelas causas reais e naturais comprovadas.O conhecimento científico é um sistema de conhecimentos metódicos sobre a natureza".
OLIVEIRA,Silvio Luiz
Tratado de Metodologia Científica:Projetos de pesquisas,TGI,TCC,monografias,dissertações e teses;revisão Maria Aparecida Bessana.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2004,pág.71.
Segundo Galliano"ciência é o conhecimento racional, sistemático, exato e verificavel da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseada na metodologia ciêntifica. podemos então dizer que o conhecimento científico é racional,atém-se aos fatos, requer exatidão, clareza, é aberto e útil".
GALLIANO,A. Guillherme. O Metodo cientifico: Teoria e Prática. São Paulo.Herbra,1980.200p
Segundo Goode afirma que "ciência é popularmente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemáticos, enquanto Ander diz que a "ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza".
FACHIN, Odila
Fundamentos de metodologia - 4ª edição, São Paulo: editora Saraiva, 2003.pág. 14.
Segundo Trujillo "ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação".
LAKATOS, Eva Maria,
MARCONI, Marina de Andrade,
Metodologia científica - 3ª ed. - São Paulo: Atlas, 2000.pág.22
segundo Ana merces ciência compoem-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim, podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência. dessa forma, o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Segundo Marilena,
A ciência distingue-se do senso comum por que este é uma opnião baseada em hábitos, preconceitos , tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.
CHAUI,Marilena - Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo, Editora Àtica,2002.
Segundo a afirmação de Silvio Luiz, o Conhecimento Científico que vem de scientia-latim- e significa saber conhecimento. Saber uma coisa de modo absoluto que é saber a causa que o produziu e que a causa não poderia ser outra. Trata-se da retórica Aristotélica ou seja é um sistema de conhecimentos metódicos sobre a natureza.
SILVIO LUIZ DE OLIVEIRA
Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses/ São Paulo-Pioneira Thomsom Learning, 2004.
Segundo Ana,a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade(objeto de estudo)expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa,com objeto limitado capaz de ser submetido a verificação.
Back,Ana Mercês Bahia
Psicologia:uma introdução ao estudo de psicologia,Odair Furtado,Maria de Lourdes Trassi Teixeira. 13º edição reformulada e ampliada, pag. 17,São Paulo: Saraiva,2002.
Faculdade Montessoriano de Salvador
Aluna Edineide Dias
Curso Pedagogia
Semestre 1º
Data 26.02.08
Conceito:
Senso comum.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia,12º ed.São Paulo.ed. Atica , 2002 Págs.247 à 251.
É uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas.
Conhecimento cientifico.
É um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados em um pequeno numero de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias
Segundo BOCKER " A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esse conhecimento deve ser obtidos de amneira programada , sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade.
Segundo BOCKER " A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo) expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esse conhecimento deve ser obtidos de amneira programada , sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade.
Conforme Aritóteles afirma que Censo Científico-exige demonstração,submete-se á comprovação,ao teste.Consiste no conhecimento causal mtódico dos fatos,dos acontecimentos e dos fenômenos.Estabelece a relação sujeito-conhecimento,colocando uns em relação ao outros de modo que é possível descobrir uniformidade das sua cusas e de seus efeitos.
ARISTOTÉLES.Introdução da Filosofia apender a pensar.Ed.Pedagogica.São Paulo,1973p.30
Segundo CHAUI,Mirinela afirma q "Sob quase todos os aspectos podemos dizer que o conhecimento cientifico opoe-se ponto por ponto as caracteristicas do senso comum".A ciÊncia distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos,preconceitos,tradiçoes métodicas e sistemáticas e na exigencias de que as teorias sejam internamente coerntes e digam a verdade sobre a realidade.A ciencia é um conhecimento que resulta de um trabalho racional.
Artigo escolhido pelo grupo para o trabalho sobre Gestao Educacional (Nathalia Paraiso,Daniele,Lucas)
"Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar.
Maria Helena Michels
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação.
Artigo escolhido pelo grupo para o trabalho sobre Gestao Educacional (Nathalia Paraiso,Daniele,Lucas)
Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas.
Luiz Fernandes Dourado
Doutor em Educação e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Artigo escolhido pelo grupo para o trabalho sobre Gestao Educacional (Nathalia Paraiso,Daniele,Lucas)
Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar
Marília Fonseca
Pesquisadora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB) e professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU
ciência é todo acumulo de conhecimento seja ele de qualquer forma popular , ciêntifico não importa
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